Nim, de nome próprio Teresa Castanheira, é professora de História da Música, Acústica e História da Cultura e das Artes na Escola de Música do Conservatório Nacional.

A vertente da divulgação musical tem sido uma das suas principais ocupações profissionais. De 1998 a 2006 foi crítica de música no Semanário Expresso e foi autora de vários programas radiofónicos como E a música continua…, com Paulo Alves Guerra, na TSF, em 1997, Instrumentos Musicais, na Antena 2, em 1995 e 1996 e Vinceró e Árias a la carte, respectivamente nos anos 2011 e 2012, também na Antena 2, em parceria com António Wagner Diniz.

Desde 2005 que tem ministrado cursos e sessões de divulgação musical em diferentes instituições nomeadamente CCB, Centro Nacional de Cultura, Banco de Portugal, El Corte Inglés, Casa dos Patudos em Alpiarça e Câmara Municipal de Cascais com o apoio do Instituto de Cultura e Estudos Sociais.

Iniciou a realização de um projecto intitulado Cores e Sons que cruza a Pintura e a Música de diferentes épocas históricas com o objectivo de estabelecer as possíveis ligações entre as duas expressões artísticas. Realizou conferências e cursos em torno desta temática no Museu da Paula Rego com o apoio do ICES e da Câmara de Cascais, no Museu Nacional de Arte Antiga, na Casa André de Gouveia / F. C. Gulbenkian em Paris e na Fundação Rui Cunha em Macau. 

Publicou os livros História da Música, uma Introdução, com o apoio do El Corte Inglés e Cores & Sons: um diálogo entre a Pintura e a Música do século XX pela Editora Livros Horizonte (em 2012 e 2015 respectivamente). Prepara uma nova edição do Cores & Sons.